terça-feira, 2 de setembro de 2014

Pensamento

A coragem só existe por causa do medo, os dois são necessários a coragem para prosseguir e o medo para nos proteger, o medo é uma ação protetiva natural desde que ele não seja algo doentio, a nossa coragem também tem que ser dosada, pois as vezes ela nos faz pensar que somos super heróis e super heroínas.

Hipotireoidismo (Depoimento)

Tenho 38 anos, sou uma pessoa de bem com a vida, eu acredito sempre que apesar de; as coisas podem melhorar.
     Há dois anos atrás apos ser demitida injustamente do meu emprego fui acometida por uma tristeza que por mais que eu queria não passava, não conseguia sorrir de verdade, nada parecia me atraí, um cansaço exagerado uma tristeza, angustia, e ansiedade de ver tudo isso passar e meu sorriso ser livre em minha face novamente.
    Pensei que era depressão, pode até ser que fosse um pouco mesmo, mas ao procurar ajuda médica, descobrir após exames detalhados que tinha uma doença autoimune chamada hipotireoidismo, uma doença na glândula tireoide que produz os hormônios em quantidade insuficiente para o bom funcionamento de todo o organismo.
    Essa disfunção hormonal descontrola todos as funções orgânicas e o não controle a base de reposição hormonal, fragiliza demais quem tem esse problema, os sintomas são cansaço exagerado, inapetência, desânimo, tristeza, dores musculares devido a fraqueza dos músculos.
    Quem não vive esse problema não sabe o quanto é ruim, e ainda julga quem passa por isso de preguiçoso, gente não é preguiça não é uma sensação muito ruim, é como se todas as energias do corpo da gente fossem embora.
      Por isso é muito importante a reposição hormonal indicada pelo médico e a compreensão das pessoas que convivem com quem tem esse problema, a reposição é para melhorar a condição física, orgânica e também emocional, são os hormônios que comandam as reações e funções do nosso organismo, quem não faz essa reposição corre o risco de desenvolver com mais facilidade, doenças vasculares, cardíacas, renais, e em certos casos mais graves podem levar o indivíduo ao coma e até a morte, por debilitar demais o organismo.
    A emoção de quem tem hipotireoidismo(baixa produção de hormônios tiroidianos) e de quem tem hipertireoidismo ( produção em excesso de hormônios tiroidianos) está sempre a flor da pele isso deixa o indivíduo instável emocionalmente, além do emocional as dores musculares também incomodam demais.
    Eu faço a reposição hormonal desde de que descobri que tenho hipotireoidismo, e mesmo assim há dias que a crise de fraqueza é imensa, e o emocional fica tão frágil que choro por qualquer motivo, ou até mesmo sem motivo, faça dosagem hormonal de T3, T4 livre e TSH( exames que medem o níveis hormonais) de três em três meses, para saber se está tudo bem, se tem que alterar a dose de levotiroxina sódica( remédio que estabiliza os hormônios) é muito importante cuidar da saúde.
     Essa disfunção acomete pessoas de todas as idades e sexo, mas principalmente mulheres com trinta anos ou mais, após os trinta anos, os hormônios femininos sofrem muitas alterações, se você tem alguns desses sintomas que citei procure ajuda médica, faça os exames e se cuide é possível ter uma qualidade de vida boa se tratando adequadamente, conheça seu corpo cuide-se pois viver é muito bom.
   

             Evande Maria Mendes Da Silva

Política

Estamos em ano político, quantos interesses, parece que todos se tornam tão bonzinhos, pior parece até que são capazes de fazer milagres mirabolantes, como é fácil prometer, mas cumprir nem sempre é possível, a política não depende de um indivíduo apenas, ela precisa de um conjunto de pessoas para que leis, projetos e ações sejam realizadas.  
  A política não deveria ser discutida apenas em época de eleições, ela é algo que deve ser aplicado diariamente em nossas vidas, tudo que vivemos é relacionado à uma espécie de política, a política, da boa vizinhança, a política de trabalho das empesas particulares e públicas, muitas ações que fazemos automaticamente, estamos usando de política é preciso conhecer para não se assustar com ela. 
   As pessoas estão cansadas dessa política de partidarismo que só favorece os candidatos que deviam nos representar, trabalhando com eficiência em favor de toda a sociedade, no setor econômico, social, saúde, educação e segurança pública, cidadão você pode fazer a diferença e lutar por uma política partidária mais limpa e construtora, cobra dos políticos no meio que tiver para cobrar, o nosso voto é obrigatório e eles que são eleitos por nós, têm o dever e a obrigação de trabalhar com eficiência e clareza.
    Temos que acreditar que mudando de atitude nós em relação aos políticos, eles também mudarão por nós, lutar pra eleger apenas candidatos fichas limpas, fazer política não é apenas falar mal de candidatos é participar para mudar o perfil político que está aí hoje.
     Os nossos representantes precisam saber que estamos atentos a tudo que fazem, para isso é preciso ter conhecimento  dos inúmeros assuntos debatidos no senário político, municipal, estadual e nacional, conhecer a história de vida de cada candidato, suas ações enquanto políticos  e ser humano.
     Não podemos entregar nas mãos de qualquer um o controle da nossa cidade, estado e país, e se aquele candidato que escolhemos, não fez um bom trabalho, não deve ser reeleito, temos que buscar mudanças que vão desenvolver melhorias e crescimento aos diversos setores da sociedade, não há uma forma mágica para isso é difícil seja qual for o partido que vencer, oposição e situação tem que trabalhar para o bem comum do povo e não de si própria. 
    Política não é mágica é muito planejamento, e desenvoltura para fazer o que é certo, e não para trapacear, então pensa bem na hora de votar, pois as consequências podem atingir a muitos, milagres só Deus faz, politicagem muitos praticam, mas nós temos que ser mais cocientes na hora de escolher nossos representantes abster-se de votar pode ser uma forma de manter no poder aqueles que acham que tem cadeiras cativas nas esferas governamentais, ser político é saber lidar com diversas situações temos que ser eleitores políticos para fazer valer nosso voto.